Modelo de Ensino Mackenzie

mackenzie

O cognitivo-interacionista é o nosso modelo pedagógico. Fazemos uso dele, porque temos o entendimento de que o aluno precisa interagir com a realidade na qual ele está inserido.

No entanto, além de ter a realidade fazendo parte do seu cotidiano, é imprescindível para que haja evolução que o professor transmita o conhecimento, mas sem deixar de lado a maturidade e o desenvolvimento cognitivo de cada estudante, pois só assim ele será capaz de entender o que está sendo ensinado e de evoluir em conjunto com os demais.

Por esse motivo, afirmamos que nós do Colégio Ross somos cognitivo-interacionistas. Temos adotado como modelo de cognição aquele que considera que para aprender é preciso perceber, compreender e refletir sobre os objetos do conhecimento que estão sendo estudados.

Assim, quando o professor transmite o conhecimento, ele deve induzir seus alunos por cada uma dessas etapas e o aluno, por sua vez, precisa fazer a dedução de cada uma delas. Esse movimento está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa.

Também é importante em nossa visão, que na interação com os objetos do conhecimento o aluno perceba que tudo faz parte de uma mesma realidade. Assim, é impossível não haver troca de conhecimentos entre as diferentes disciplinas.