Você já pensou no que faz um nutricionista dentro da escola?

O Colégio Ross conta com a presença da Nutricionista Ana Gabriela Lino CRN3: 51820 da empresa QualyFood, que faz parte do Grupo Tria – Consultoria e Treinamento, com anos de experiência no ramo da alimentação escolar. Mas afinal, como podemos resumir todo esse trabalho no dia-dia dos nossos alunos?

Além de elaborar cardápios equilibrados e saudáveis, sempre adequados à faixa etária, a nutricionista também pensa na qualidade, harmonia, cores e sabores dos alimentos. Afinal, uma refeição saudável tem que ser bem gostosa também.

É verificada constantemente a segurança dos alimentos, ou seja, é analisado se o alimento que é produzido na escola foi preparado com higiene e com boas condições que garantam se ele é saudável para o consumo dos alunos. Além disso, são realizadas capacitações constantes com a equipe de cozinha, a cada visita são reforçadas orientações e periodicamente são realizados treinamentos práticos, de forma que todos os procedimentos ideais para que um alimento seja produzido de maneira saudável sejam seguidos.

Também é feita verificação do local onde as refeições são produzidas, seja em relação à estrutura física, equipamentos e processos, de forma que o todo seja levado em conta em relação à produção de alimentos. Além disso, também são feitas orientações sobre as legislações e questões sanitárias vigentes, sempre apontando melhorias e verificando documentações pertinentes à cozinha da escola.

nutri

E também têm espaço para educação alimentar! Periodicamente são realizadas atividades com as crianças visando a promoção da alimentação saudável e que estimulem o contato com diferentes alimentos e texturas; sempre adequadas às diferentes faixas etárias. São realizadas oficinas culinárias, jogos e atividades dinâmicas, atividades sensoriais, contações de histórias, etc. Além disso, periodicamente são realizadas avaliações de peso e altura das crianças que são autorizadas pelos responsáveis, e é entregue um relatório individualizado como retorno dessa avaliação para os responsáveis da criança.

Todo esse trabalho realizado na nossa escola visa principalmente o cuidado e o carinho com a alimentação e a saúde de nossas crianças, ajudando a desenvolver experiências positivas em relação ao alimento e a nutrição e ajudando no desenvolvimento saudável delas.